sábado, 22 de março de 2008

Retomando e explicando


Quem leu os primórdios desse blog sabe que ele se deve em grande parte a minha surpresa de se haver tanto pensamento anacrônico e vindo de pessoas que já deveriam ter idéias mais lúcidas. Não é um blog de assuntos técnicos ou profissionais, nem de assuntos pessoais. Em 2006 me fartei de assuntos técnicos (mestrado), a Internet foi um meio de "escapismo" vamos dizer assim. Então em meados de 2007 resolvi registrar alguns textos que eu julgava serem relevantes.

Não sou especialista, tecnicamente estava fora da minha área. Mas como fui alvo de críticas, também critiquei. Pois bem. Acho que já escrevi um consideravelmente sobre o tema (político-ideológico). E julgo que já posso sair do assunto. Nãããão sem antes deixar 3 textos que também julgo procedentes.

Nem me atrevo em sepultar as falácias com eles. Diariamente pelos noticiários continuaremos ouvindo-as. Mas pelo menos fiz minha parte, e volta e meia darei meus pontapés por aí, mas com educação.

Porque me delonguei nesta explicação? Estive no blog da amiga de uma amiga como já disse. Debati um pouco lá. Parece ser um tanto inútil, talvez seja mesmo, e nem tenho tempo pra isso. Deixo o texto aqui, disponibilizo links, sugestiono leituras. Tá bom. E é pra ela e pra outros com as mesmas idéias que escrevi. Não me apraz jornalistas defendendo um país em que só há um organismo controlador dos meios de comunicação, não há liberdade de imprensa e o jornal impresso estatal é usado como papel higiênico, tamanha a penúria que o povo se encontra.
À Cataneo, músico cubano que ao ver Fidel entrando em La Habana, proferiu as palavras: "Só se salvarão os que souberem nadar." Desde então é chamado de O Profeta. E à poetisa cubana Maria Elena da Cruz Varela que foi agarrada pelos cabelos, arrastada escada abaixo e obrigada a engolir os poemas recém-escritos que pediam por democracia aos berros de "Que te sangre a boca, que te sangre a boca!". E a tantos outros oprimidos pelo regime dedico os próximos textos.

Também aos nossos inocentes úteis, que espero que logo em seguida aos próximos 3 textos, considerem este blog desimportante por não voltar no assunto que tanto mexe com suas emoções.
Obs: Fotos de balseiros cubanos. 30mil pessoas se lançaram ao mar rumo a Flórida somente em Agosto de 1994.