sábado, 20 de março de 2010

Lula: amigo de ditadores assassinos


Cuba é uma ditadura comunista. Fidel Castro é um ditador comunista. Isto não se discute. É fato. Os cubanos trocaram uma ditadura ruim (a de Fulgêncio Batista) por outra bem pior. Por 50 anos no governo, el comandante passou o poder para seu irmão somente por motivos de saúde, como se a ilha fosse uma propriedade particular da família Castro.

Dada a atmosfera dos anos 50 e 60, a revolução cubana tomou ares chiques e progressistas, como se lá estivesse sendo lançada uma nova diretriz para a América Latina que, segundo as teorias terceiro-mundistas, era subdesenvolvida pelo dito “imperialismo” de outras nações, em especial dos EUA.

O tempo se encarregou de demonstrar que tudo não passou de ilusão. Cuba é a penúltima economia do continente, e não pelo tal embargo americano, afinal ganhou gorda mesada da URSS enquanto esta se manteve de pé.

Alguém deveria acusar o Japão de também ter sofrido embargo econômico da China e URSS nos anos da Guerra Fria, mas a ilha oriental nunca se preocupou com isto, apenas trabalhou para produzir bens de consumo demandados, o cerne do capitalismo, tornando-se a segunda economia mundial.

O Muro de Berlim caiu e o que se falava de positivo dos países da cortina-de-ferro mostrou-se propaganda enganosa. Assim é Cuba. A Educação na verdade trata-se de doutrinação ideológica, que apenas faz uma lavagem cerebral nos alunos em nome de uma “consciência revolucionária”. A Saúde então nem se fala, tanto que quando Fidel necessitou de maiores cuidados apelou para médicos espanhóis. Investe-se no esporte apenas como meio de propaganda do regime, como todo país comunista sempre fez.

O que acho interessante de tudo isso é que Lula não é um esquerdista nato. Moldado no sindicalismo, ele é mais chegado a um entendimento de ambos os lados do que a um confronto, sobretudo ideológico. Porque então tentar tapar o sol com a peneira desqualificando as críticas à Cuba?

Afinal, de múmias como Marco Aurélio Garcia pode-se entender que ainda tenham seus devaneios da juventude intactos no seu obsoletismo ideológico, mas Lula deveria poupar seus malabarismos verborrágicos para defender a ditadura castrista.

Logo que a URSS entrou em colapso, Fidel Castro estendeu sua xícarazinha pedindo esmolas em países da América Latina. Para isso ele congregou a esquerda do continente numa reunião chamada Foro de São Paulo, ao lado do PT em 1990. O maior fruto disso talvez seja Hugo Chávez que hoje é fiel colaborador econômico de Cuba.

Contudo, Lula só se elegeu quando deixou de lado o discurso de luta de classes, tão caro a Fidel et caterva, tanto que escolheu um rico industrial para ser seu vice. De forma que não vejo motivos para algum tipo de agradecimento de Lula a Fidel.

No fim penso que apenas o ímpeto de agradar a gregos e troianos é que pode levar Lula a esta visita a Cuba. Afinal, a antiga ala mais radical do PT ainda vive com a cabeça nos anos 60.

Mas não é tirando fotos e gargalhando ao lado de déspotas que Lula ganha ares de estadista, pelo contrário. Ao fazer isto apenas endossa seu desapreço pela democracia e pelos verdadeiros direitos humanos, atestando que o PT tem sim um DNA totalitário e que não evoluiu, mas apenas se adaptou para chegar ao poder.
* Artigo publicado pelo jornal Correio do Estado em 17/03/10

Manifesto pela libertação dos presos políticos em Cuba

Pela libertação imediata e sem condições de todos os presos políticos das prisões cubanas; pelo respeito ao exercício, promoção e defesa dos direitos humanos em qualquer parte do mundo; pelo decoro e o valor de Orlando Zapata Tamayo, injustamente preso e brutalmente torturado nas prisões cubanas, morto após greve de fome por denunciar estes crimes e a falta de liberdade e democracia no seu país; pelo respeito à vida dos que correm o risco de morrer como ele para impedir que o governo de Fidel e Raul Castro continue eliminando fisicamente aos seus opositores pacíficos, levando-os a cumprir condenações injustas de até 28 anos por "delitos" de opinião; pelo respeito à integridade física e moral de cada pessoa, assinamos esta carta, e encorajamos a assiná-la também, a todos os que elegeram defender a sua liberdade e a liberdade dos outros.

Assine o manifesto aqui.

Comunista defende agricultores e pecuaristas

Isto mesmo senhores, nossos comunistas são melhores dos que os outros. Eles acreditam em Deus, vão na missa, defendem a propriedade privada e, pasmem, são a favor dos agropecuaristas.

Lógico que para Aldo Rebelo e outros tantos, a sigla PC do B é apenas uma sigla mesmo. Rebelo é relator do novo código florestal e como qualquer um que conhece a realidade fora dos gabinetes e do eco-xiitismo catastrofista, percebeu que nosso código florestal é fora da realidade e necessita de mudanças.

Já falei aqui uma vez, se seguíssemos o código ao pé da letra, não poderia ser plantado arroz nas várzeas, nem café nos morros de Minas, nem banana em São Paulo, nem parreiras no RS e nem deveria existir gado no pantanal. Mas isto são apenas APPs. O problema maior é a obrigatoriedade da reserva legal, inutilizando boa parte da área aproveitável para a produção rural e pouco ajudando a fauna ao estabelecer ilhas, ou uma colcha de retalhos de reservas.

Palavras de Aldo Rebelo: "APPs e principalmente Reserva Legal são coisas que apenas existem no Brasil. "

Num país que se diz que há tanta pobreza, impedir a produção agropecuária é um contrasenso. Na verdade explica-se um pouco pela má imagem que certos formadores de opinião empecharam à classe rural, como se fossem os únicos beneficiado pela atividade que procedem.

Já disse também uma vez, o importante é a conservaçao da mata ciliar e do solo, mediante curvas de nível e cobertura vegetal, seja por plantio direto no caso das lavouras e de cobertura mínima de pastagem no caso da pecuária.

De resto deveriam se estabelecer parques em grandes áreas, o que na verdade já temos, mas se quiserem fazer novos parques, que comprem áreas particulares (Parque dos Cerrados, Parque das Matas de Dourados, Parque dos Campos de Vacaria, por exemplo) e que estes parques sejam interligados pela bacia hidrogáfica.

No caso da Amazônia uma boa sugestão seria de grandes empresas procederem um manejo sustentado da floresta. A própria Kátia Abreu, Xico Graziano e outros do meio rural já propuseram o "desmatamento zero" até que se chegue num acordo para a questão.

E se alguém acha que isto não lhe diz respeito, eu pergunto: Você não come arroz, carne, frango (que se alimenta de milho e soja), não utiliza óleo vegetal, etc?




Obs: Se o vídeo não rodar, acessem o link abaixo:

http://maisband.band.com.br/v_51700_canal_livre_recebe_o_deputado_aldo_rebelo__parte_4.htm

quarta-feira, 17 de março de 2010

Poema

ENCRUZILHADA

No esteio da vida que se leva
De bem pouco a arquitetura vale
Pois nenhuma linha que se trace
Sai lá do papel de forma certa

Eu que de quase nada entendo
Suplico ao Senhor alguma sorte
Para que antes de minha morte
Possa merecer melhor contento

Sentir tristeza de pouco adianta
Se há Destino que não tempero
Celeridade é vã, assim eu erro

Certo como o sol que me levanta
Suas palavras ferem como ferro
Fico aqui só, sei que não te espero