domingo, 11 de novembro de 2007

"...but I'm not the only one..."


Pelo blog do Reinaldo Azevedo tomei conhecimento que a Folha de São Paulo publicou matéria sobre a blogosfera, mais precisamente sobre a divergência de opiniões que polarizam o debate entre "direita x esquerda" ou vice-versa.

Pois é, quem ler meus três primeiros textos do blog (Agosto) vai ver que o maior motivo de fazê-lo foi de comentar a minha surpresa pelo fato de ainda existirem idéias anacrônicas que alimentam este debate. E eu entrei no debate. De sola. E digo, não de passagem, que quem alimenta mesmo este debate demodé são os fanfarrões esquerdistas com seus velhos clichês.

Há motivos para isso acontecer. Ignorância é uma delas com certeza. Eu mesmo não conhecia bem as bases econômicas e a lógica e dinâmica capitalista.Agora, não saber as implicações da queda do Muro de Berlim e continuar falando asneiras sobre os malefícios do capitalismo é dose. Mas há outros motivos. A ditadura militar é uma delas. Área de Humanas com professores, jornalistas e advogados contaminados pela doutrina esquerdista (marxismo camuflado) é outra. Miséria de parte da população também é, assim como as falsas causalidades apontadas para isso.

Enfim, poderia discorrer muito sobre a questão. Até quanto a associação com pessoas corruptas e fisiologistas empechadas com a alcunha da direita pelos "esquerdistas". FHC disse que não há uma direita no Brasil. Politicamente talvez não haja mesmo, assim como a esquerda na prática foi apenas um esbirro populista, estatista e de aumento de impostos.

Partidos políticos são siglas. Ideologia é diferente. Pelo menos está se discutindo, com amadurecimento ou não. Há um texto, uma entrevista precisamente, no site Millenium que fala sobre isso. Não se discute mais "Direita e Esquerda", isso é coisa de país atrasado, tipo o Brasil mesmo. Há um debate entre Liberal Democracia e Social Democracia e o limite da intervenção do Estado na Economia e na vida das pessoas. Vence quem tem mais competência administrativa. E só.

Não se dicute legitimidade da propriedade privada, economia de mercado, guerrinha invejosa entre classes sociais, etc. Esta última deve residir na maneira com a qual a pessoa auferiu sua posição. Se de maneira honesta ou por meios ilícitos. E só, nada mais. O resto é apenas xorumela das viúvas do Muro de Berlim ou oportunistas safados com discurso demagógico.

Deixo uma magnífica frase do texto do RA, assim como o link:

O Muro de Berlim já caiu faz tempo. E caiu sobre a cabeça das esquerdas. Mas, nos jornais, tem-se ainda a impressão de que foi o contrário.

ps: quem não quiser "entrar"neste debate até que é bom mesmo; o mais correto a se fazer é cada um cuidar o melhor possível da sua própria vida e da sua família