sábado, 17 de novembro de 2007

Reaça!


Oba, finalmente alguém me chamou assim. Se não posso ser chamado de revolucionário de direita, acho que nem mereço esse epíteto por enquanto mesmo, pelo menos já me satisfaço com "reaça".

Explico. Disse ao meu amigo Kishô que o Correio andou publicando uns artigos meus, e para fazer graça falei para ele que todos eram "piores" que o texto que ele leu "Hercules 56..." que não foi aprovado para publicação no Estado do MS (poderiam ao menos ter falado para enxugar o artigo). Sem titubear ele falou que eu era o maior reaça. Lógico!

Defender de certa forma a ditadura é coisa inominável até tempos atrás, pelo menos para mim era. Eu que sempre tive ojeriza ao regime militar e aos milicos não pensava que um dia poderia fazer algum tipo de texto assim. E nem defendi, apenas questionei a razão um pouco mais e dei os motivos do regime. Sigo pensando que deveriam ter sido convocadas eleições em 65 ou 70, a despeito dos movimenos comunas que tínhamos no país.

O Kishô que é leitor da Caros Amigos agora tá enrolado, tem que aguentar o caro amigo aqui para contrabalancear as idéias.

A tempo.O Kishô é o cara que foi responsável pelo maior momento de resposta de um aluno à um professor em sala de aula que presenciei. Segue o diálogo em sala, do professor de Antropologia e ele.

Professor:
-Pois é Luciano, você e sua turminha são responsávei pelo desvio de atenção da turma nas aulas. Esta opinião é unanimidade entre os professores.

Kishô:
- Mas como diria Nelson Rodrigues professor: Toda unanimidade é burra!

PUTZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZ!!!O professor se calou e seguiu a aula.

Nós que fomos educados por idéias neo-marxistas sabemos que a unanimidade de pensamento está no que chamam de esquerda. Nelson Rodrigues, um dos maiores cronistas esportivos do Brasil, proferiu uma frase feliz, ainda mais nos tempos que vivia. O tempo demonstrou que ele estava correto.

Também foi o exemplo de Roberto Campos que disse: "Eu estava certo quando tinha todos contra mim."

Hoje vendo o caminho que o mundo trilhou sabemos que a pobreza anda junto com o que os "progressistas e revolucionários" queriam e a prosperidade com o que os "reaças" ou "entreguistas" apregoavam. Na acepção da palavra, hoje, reacionária é o que chamam de esquerda.

Lembrando o velhinho da foto deixo um texto de Nelson Rodrigues que é um sarro e ilustra também esta passagem minha com o Kishô:

"O poeta vira-se para mim e faz-me esta acusação horrenda:- “Você é um reaça!”

Tremo em cima dos sapatos. Ele insiste:-“Você acusa as esquerdas com argumentos da direita!” [...]

E, de fato, tempos atrás, eu me encontrei com o doce radical num terreno baldio. Era meia noite, hora que, segundo Machado de Assis, apavora. O sino da matriz dá as doze badaladas [...], uma coruja rosna.

E, então, cochicho para o doce radical:-“Callado, vou contar-te uma que eu só diria ao médium, depois de morto. Você jura que não me trai?”

O romancista estende a mão sobre uma Bíblia invisível:- “Juro!”

Com um sorriso terrível, declarei:- “Eu sou a encarnação abominável da direita!”