Segundo o Instituto Augusto Araújo de chutes eleitorais. José Serra herdou 10 milhões de votos de Marina Silva, portanto tem hoje algo em torno de 43 milhoes de votos. Já Dilma herdou quase 2 milhões de votos e tem algo como 49 milhões de votos. Estão em jogo cerca de 7 milhões de votos indecisos da verde Marina. Serra precisa de todos eles para ganhar, será dificílimo, mas ainda tem chances.
A única chance que Serra tem é de mostrar FHC na sua campanha e fazer com que FHC responda todas as mentiras de Lulla. Explique que a estabilidade econômica se deve ao plano Real que Lulla foi contra e ao ex-tucano Henrique Meirelles que chefiou o Banco Central. Tudo o mais veio por consequencia natural das coisas. O marasmo do segundo mandato de FHC pode ser explicado por crises mundiais e ajuste da Economia nacional (demoraram em fazer o câmbio flutuante, entre outras coisas que hoje garantem a estabilidade brasileira).
Se acontecer isso Dilma pode até perder votos já consolidados e baixar para cerca de 45 milhoes de votos, enquanto Serra ficará com aqueles 7 milhoes de votos necessários, ganhando por algo em torno de 5 pontos percentuais (mais ou menos isso).
Como acredito que os tucanos não farão isso e a campanha petista hoje é melhor, acredito que os 7 milhoes de votos restantes se anularão na maior parte, mas uns 3 milhoes irao para Dilma. Ela terá cerca de 52 milhoes de votos, enquanto o tucano ficará com quase 44 milhoes de votos. Se a difrença for mais estreita será ainda cerca de 5 milhões de votos a mais para Dilma. Triste, mas provável.
Tudo isso, repito, por ignorância da campanha tucana em não saber usar seu legado e quem deveria ser o seu maior cabo eleitoral, FHC, que derrotou Lulla no primeiro turno em duas eleições.