segunda-feira, 21 de março de 2011

O encontro dos politicamente incorretos II

É uma pena que o debate do Instituto Millenium não esteja disponibilizado on-line, pelo menos não por enquanto. Deixo como sugestão que vocês assistam o material do Mises Institute na seção "multimídia", há ótimas e rápidas palestras por lá.

Bom, só queria ressaltar mais alguma coisa do evento. Em dado momento, mais de um na verdade, o Marcelo Tas cutucou o Reinaldo Azevedo (RA), e também um pouco o Constantino, de que ele (Tas) não enxergava o mundo dividido em "direita" e "esquerda", ou bem e mal, por exemplo. Num primeiro momento o RA respondeu justamente com o termo dos "herdeiros intelectuais da esquerda", aqueles que se arrogando como donos de uma verdade ou moral superiores tentam impor um mundo melhor à maneira deles, e que na maioria das vezes é contrário à liberdade das pessoas, e pior, os que pensam diferente são tidos como párias ou inimigos, vide Cuba. Certeiro.

Em dado momento o Tas reclamou de certas pessoas que o censuraram por receber patrocínio de uma cervejaria e também por comentaristas raivosos em seu blog. Posteriormente o Constantino falou (cito de cabeça): "Pois é, esta esquerda que não existe, mas cujas pessoas que comungam de seus ideais criticam o Marcelo Tas dentro do seu blog e gostariam de censurá-lo...". Coube ao Tas dar um sorrisinho amarelo.

Com certeza, esquerda e direita não servem para se classificar tudo a nossa volta, até mesmo (e principalmente) na política nacional, mas há parâmetros facilmente identificáveis e que coincidem sim com ideários do liberalismo ou do socialismo. O problema no Brasil é que nosso arcabouço intelectual está impregnado de socialismo e se partimos de idéias erradas, o atraso é inevitável.