domingo, 18 de setembro de 2011

Vagabundos do governo aumentam impostos com desculpas esfarrapadas

O título desse post é o que devera estar escrito nas manchetes dos jornais. Mantega, o iluminado, resolveu aumentar o IPI dos carros importados com a desculpa de proteger os produzidos no país. Vamos dar duas opções melhores para ele, três na verdade.

1 - Diminuir impostos dos nacionais

Se é pra tornar mais competitivo o carro nacional, é só desonerá-lo de impostos, o efeito desejado seria o mesmo. Mas quem disse que o governo abre mão da sua extorsão legalizada?

2- Reductio ad absurdum, ou seja, proíba a venda de carros estrangeiros, somente comercialize nacionais

Ora, se é pra "proteger empregos", vamos permitir apenas carros nacionais. Ah, isso já foi feito? É mesmo, foi na ditadura militar aqui, e nas comunistas que existiram no mundo.

3 - O correto: diminuir impostos de todos, estimular a concorrência e deixar as pessoas decidir o que comprar

Seria sonhar muito.

Para mais informações vai ótimo texto do Leandro Roque:

Em Brasília, trabalha-se em postura dinâmica e extenuante. Os burocratas têm duas preocupações que lhes atormentam continuamente, e eles passam seus dias fazendo a si próprios as duas seguintes perguntas:

1) O que vou inventar hoje para atrapalhar ainda mais a vida daqueles idiotas que me puseram aqui e que me sustentam?

2) O que devo fazer para mostrar aos lobistas que financiam minhas mordomias que sou muito ativo (e que os brasileiros são os passivos)?

...

Nada de dar aos pobres a chance de comprar um Tata indiano ou um QQ chinês. Se pobre quiser andar de carro, que compre um Gol, um Uno ou um Palio. Nada de dar aos ricos o prazer de comprar facilmente um Maserati. Eles que se contentem com um Vectra. Se quiserem o Maserati, até pode. Mas vão ter de deixar uma contribuição para a caixinha do governo, pois há uma enormidade de funcionários públicos em greve querendo aumentos -- e essa é uma base eleitoral que não pode ser desapontada.

.. Consumidores que se estrepem. Afinal, eles estão aí é pra isso mesmo: sustentar a mordomia da patota.

http://www.mises.org.br/Blog.aspx