domingo, 8 de fevereiro de 2009

Enquanto discutimos ideologias...


...os ratos se refestelam. Leiam abaixo:

"...A revista escondeu meu patrimônio. Minha fortuna é muito maior que o que eles falaram."

Na entrevista, Newtão confirmou ser dono de todos os bens que VEJA lhe atribuiu e relacionou outros mais. De acordo com a reportagem, o ex-governador possuiria 25 carros. Ele disse que são 150. VEJA afirmou que o ex-governador é dono de setenta fazendas. Ele se vangloriou de ter o dobro: "Não tenho só essa m... de setenta fazendas. São 145, sendo que em uma delas foram encontrados dois poços de petróleo". Newtão declarou que não é dono só de um, mas de dois apartamentos nos Estados Unidos. Um fica em Nova York. O outro, em São Francisco. Na Europa, possui não apenas um apartamento e um hotel em Paris, mas também um refúgio em Roma. Na Bahia, tem uma praia. No Rio de Janeiro, uma ilha em Angra dos Reis...

http://veja.abril.com.br/280109/p_052.shtml

Ê laiá. Isto é Brasil.

Adivinhem se ele vai preso ou se os seus bens serão apreendidos? Nada disso, é capaz de Newton Cardoso se reeleger pra qualquer coisa.

Este é um grande câncer no país, a corrupção. E está em todas as esferas, mas esta do Newtão foi de tirar pica-pau do ovo.

No Japão as denúncias levariam o político à cadeia, à renúncia se estivesse ocupando o cargo, ou, em outros tempos, ao haraquiri. Mas no Brasil o cara vem a público dizer que é muito mais rico. É bilionário. De certo é pra causar inveja aos seus colegas que só se tornaram milionários.

"Diminuam o estado!" Dirá o liberal.

Acontece que o estado é necessário. Diminuir o poder dos políticos seria interesante, mas o melhor mesmo seriam mecanismos severos de punição. Bens deveriam ser arrestados e o dinheiro devolvido ao erário.

Má quê! Estamos no Brasil e não em Cingapura, onde se não me engano, uma lei dessa foi posta em prática.

Pra se inteirar mais ainda leiam a reportagem original:

Newton havia se elegido deputado federal e tinha poucos bens. Mais de 90% da fortuna dele foi construída no período em que vivemos juntos", relata Maria Lúcia. A carreira política do peemedebista engrenou. Ele voltou à prefeitura de Contagem, ganhou o governo de Minas, conquistou outro mandato de deputado, passou de novo por Contagem e, por fim, foi vice-governador. A intensa vida pública não impediu Newtão de multiplicar seus bens. Ao contrário. Maria Lúcia diz que foi esse o período em que ele ganhou mais dinheiro.

O político foi denunciado muitas vezes por desvio de recursos oficiais. "Sou um dos políticos mais investigados da história do país", alardeia Newtão. Em 1989, ao final de seu mandato de governador, chegou a enfrentar um processo de impeachment. Venceu. Embora ainda responda a várias ações, Newtão nunca sofreu uma condenação definitiva por subtrair dinheiro dos cofres públicos.

Seus argumentos têm encontrado pouca acolhida nos tribunais. Há um mês, a juíza Nilsoni de Freitas Custódio, da 3ª Vara de Família de Brasília, condenou o ex-governador a dar 103 750 reais por mês à ex-mulher. Apesar de ser uma das maiores pensões já concedidas no país, Maria Lúcia recorreu. Argumenta que tem direito de receber cinco vezes mais.

http://arquivoetc.blogspot.com/2009/01/newton-cardoso-divrcio-bilionrio.html

Sem comentários. Estou enjoado.