segunda-feira, 15 de novembro de 2010

"A Revolta de Atlas", Ayn Rand, Rothbard, etc. Ou: "Quem é John Galt?", Mário, eu e Fabrício.


Outro grande livro, em qualidade e tamanho, relançado recentemente é "A Revolta de Atlas", da escritora russa radicada nos EUA, Ayn Rand. O título original é "Atlas Shrugged", e que havia sido lançado anteriormente no Brasil com o título de "Quem é John Galt?"

Eu tenho uma história engraçada acerca desse livro. Bom, pelo menos para mim é.

A primeira vez que ouvi falar desse livro, foi através do meu amigo Mário. Por algum motivo ele descobriu que "Atlas Shrugged"foi considerado o segundo livro que mais influenciou pessoas nos EUA, depois da Bíblia. Lá foi Mário fuçar na Internet para ver se achava o tal livro. Depois de seis meses de anúncio no Mercado Livre, apareceu a versão em português, "Quem é John Galt?".

Pois bem, ele leu, me contou a respeito do livro que era volumoso mas de fluente leitura, contudo não o pedi emprestado. Quem pegou emprestado para ler foi o Fabrício, outro amigo. Pouco tempo depois, eu que já estava meio viciadão em ler blogs, etc, tomei conhecimento sobre a autora, Ayn Rand, através do Rodrigo Constantino que lançou um livro chamado "Egoísmo Racional", com artigos que traziam o prisma lógico do ponto de vista de Ayn Rand.

Pronto, o Fabrício, um anti-tucano que não é petista, um social-democrata que não gosta do PSDB, ao saber por mim que o Constantino tinha escrito tal livro sobre as idéias de Rand, estupefato exclamou: "Ela é uma direitista! Vou parar de ler esse livro."

Risos (imaginem risadas). Isso que o Fabrício estava gostando do livro (do "Quem é John Galt?"), fazendo propaganda dele e tal. Não sei se ele realmente parou de ler, ele diz que leu, não sei. Eu acho que ele queimou o livro ou jogou lá no mar de Santa Catarina, afinal nunca mais o livro foi visto pelo Mário e nem por mim que havia pedido emprestado assim que ele terminasse a leitura. Segundo o Fabrício, o livro está lá no apartamento dele, mas tenho minhas dúvidas.

Um livro que eu emprestei para ele foi "O Manual do Perfeito Idiota Latino-Americano", que ele não leu porque dizia que o livro ensinava a pessoa a ser capitalista. Nada a ver. Isso que ele fala que eu tenho que me informar sobre todos os lados da questao, etc. Eu cresci escutando as baboseiras esquerdistas nos anos 80 e começo dos 90. Alguém se lembra do "neocolonialismo" nas aulas de Geografia e História? Pois é, todos vocês que acessam Internet, escutam rock ou pop e assistem filmes de Holywood, são uns neocolonizados. Nossa vingança é quando exportamos novelas da Globo, aí estamos retro-neocolonizando os imperialistas.

Uma vez li um lixo que estava na casa dele (do Fabrício), "Capitalismo para iniciantes", quem quiser rir à beça pode procurar este livro.

Bom, escrevi isso tudo só pra dizer que o ardil do Fabrício de esconder ou destruir o exemplar do livro da Rand, não deu certo (brincadeira, o livro deve estar lá no apê dele, mas que parece que ele tomou raiva do livro parece). O livro até há pouco era raríssimo no Brasil. Mas agora este relançamento facilitou demais o acesso à obra de Ayn Rand.

O título "A Revolta de Atlas" parece mais apropriado, e veio em formato mais portátil - o livro foi dividido em 3 volumes e vem numa caixa -, e o melhor de tudo, não está caro, R$ 69,90 nas livrarias ou por uns 50 reais se pesquisar na Internet.

Sobre Rand e Rothbard eu escrevo depois. Mudei o título desse post agora, ou melhor, acrescentei uma segunda frase.