sábado, 26 de julho de 2008

Esclarecendo

Até agora nenhum jornal publicou o artigo do último post. Talvez nem publiquem, por medo, por não ser politicamente correto ou sei lá por quê.

De qualquer forma só esclareço que não sou contra algum tipo de estudo caso haja de fato, e vejam bem, de fato, litígio sobre a área. Ou seja, se era uma área que era legalmente indígena e foi sendo tomada de maneira incorreta e sem o aval legal.

Mas, convenhamos, acho muito difícil ser este o caso de 99% das áreas em que os tais antropólogos vêm fazer o estudo. São municípios de terras altamente valorizadas e que os donos já estão sobre as áreas há muito tempo e, creio, de maneira legal e legítima.

Não lembro bem quantos municípios, nem o tamanho da área a ser vistoriada, mas é uma batelada. Olha, me cheira é um oportunismo daqueles nisso tudo.

Nem vou escrever sobre o que penso, que conseqüências algum estudo aloprado poderia ter sobre a região. Violência, aparecimento de índio de tudo que é cor, entre outras coisas; deixo pra imaginação e bom senso de cada um.

Tenho um texto chamado "Índios: morte anunciada.", que exponho algumas idéias sobre a questão indígena.

Quem teve aula de Antropologia sabe que eles são pautados pelo relativismo cultural, que peca ao ser exagerado e acaba querendo manter os índios como "bibelôs" da civilização. Às vezes me pergunto se os antropólogos e afins, não usam computador e sim máquina de escrever em nome da sua própria preservação cultural.

Aqui vai um desenho escrachado e divertido, mas por incrível que pareça, bem ilustrativo.