sábado, 21 de junho de 2008

Girl Power - As Superpoderosas















Pois é, como não tenho muito talento pra ficar escrevendo toda hora, me contento em dar dicas de boas leituras. Destaco agora as garotas. São quatro, e como uma se chama Nariz Gelado e o desenho das meninas superpoderosas não tem um mínimo traço de nariz, acabou dando certo a ilustração do post já que coloquei a imagem que a própria Nariz Gelado tem em seu blog.

Como entro no portal "A Postos" praticamente só pra ler duas delas (Janaína Leite e Nariz Gelado), resolvi colocar o link direto. Comento cada uma das quatro agora.
1 - Janaína Leite:
Já foi apresentada aqui, seu blog se chama Arrastão. Este post http://arrastao.apostos.com/2008/06/retrato_brasileiro.html, que foi destacado pela Nariz, foi de arrepiar.
Pena que De Gaulle tinha razão e não vivemos num país sério.
2 - Nariz Gelado
Que ótima epígrafe:
Quando a geada ameaça a planície, este meu arrebitado nariz congela. A geada é minha razão de ser. A História é meu escudo e minha lança. À espera de um longo e rigoroso inverno, escrevo. Eu sou Nariz Gelado.
O blog é longevo e de extrema lucidez. Olavo de Carvalho cobrou o R.G. da Nariz. E precisa?
3 - Suzy
Vou linkar o blog de entrevistas dela que são magníficas. Vejam a lista dos entrevistados:
Maria Lúcia Victor Barbosa
Charles London
Graça Salgueiro
José Nivaldo Cordeiro
Rodrigo Constantino
Aluízio Amorim
C. Antônio
Quem quiser ir pro blog próprio da Suzy é só linkar de lá. O blog (de entrevistas) se chama Direto do Abismo (!?), a imagem é ótima e a trilha sonora (muito AC/DC) de primeira.
Suzy leu e compreendeu muito bem todos os articulistas/blogueiros acima mencionados. Altamente recomendado.
4 - Yoani Sánchez
A blogueira cubana do blog Generácion Y.
É inacreditável o tanto de comentários que existem para seus posts. Há um de 12 de Junho em que constam 4 498 comentários!Isto mesmo, QUATRO MIL QUATROCENTOS E NOVENTA E OITO comentários. Há outros com mil, dois mil, três mil comentários básicos.
Yoani Sanchez ganhou o prêmio Ortega y Gasset recentemente, mas obviamente não pôde sair de Cuba para recebê-lo. Também o Coma Andante, no seu livro recém-lançado, dirigiu críticas veladas a ela.
Yoani não é nem contra-revolucionária. Apenas expressa um respingo de liberdade. Como não prenderam ela ainda, não sei. A Internet é altamente controlada pela ditadura castrista, parece-me que Yoani posta rapidamente de um Hotel que trabalha.Mas já adquiriu notoriedade internacional e não parece ser mais desconhecida em Cuba. Talvez isto esteja salvando sua vida até aqui.