sábado, 25 de outubro de 2008

Sobre social-democracia e mais

Anteriormente eu pensava que a social-democracia havia sido elaborada por Keynes, com seu intervencionismo estatal após a crise de 29. Confesso minha ignorância. A sorte é que hoje tem o Google!

Então já vai o link, não vou ficar delongando em cima. Quem quiser saber mais que se vire.

http://www.google.com.br/search?hl=pt-BR&q=social+democracia&btnG=Pesquisa+Google&meta=


Mas acho que este dois textos do Constantino também ajudam na questão.

http://rodrigoconstantino.blogspot.com/2006/08/o-mito-sueco.html

http://rodrigoconstantino.blogspot.com/2007/10/o-vale-das-quimeras.html


Este do Demétrio Magnoli também é interessante.

O neoliberalismo não faliu porque não existe....

...Segundo o teorema histórico que emoldura a noção de neoliberalismo, o Estado de Bem-Estar ruiu sob os golpes hayekianos de Ronald Reagan. Mas - surpresa! - os números contam outra história. A "era Reagan" não provocou contração dos gastos sociais, conseguindo apenas estabilizá-los temporariamente. Hoje, eles ultrapassam os 20% do PIB (veja o gráfico no blog http://www.terra.com.br/economia/blog/iconomia/index.htm, de Gilson Schwartz).O Estado de Bem-Estar é um fruto da democracia de massas. O neoliberalismo só poderia existir com a restauração da democracia restrita dos tempos do liberalismo, quando o direito de voto era privilégio de uma minoria. Os filhos de Marx não entendem isso porque hostilizam o princípio democrático, que imaginam representar uma invenção "burguesa"...

http://www.institutomillenium.org/index3.php?on=artigo&in=assunto&artigo_id=1201


Ahn, na verdade ele fala mais sobre a crise atual, mas faz umas assertivas perturbadoras. Estaremos condenados ao Welfare State pelas graças da democracia? O laissez-faire é elitista?

Uhm, acho que seria bom reunir o Reinaldo Azevedo, o Rodrigo Constantino, o Magnoli e o Paulo Guedes para discutir esta questão.

Ah sim, esta entrevista com o Paulo Guedes é muito boa, talvez a melhor fonte.

...Veja – O senhor fala em social-democracia e liberal-democracia. Por que não esquerda e direita, simplesmente?
Guedes – Esquerda e direita são rótulos que ainda subsistem em países atrasados, entre os quais eu incluo o Brasil. Nos desenvolvidos, as duas forças hegemônicas são a social-democracia e a liberal-democracia. O socialismo é uma utopia que se tornou irresistível para os intelectuais, apesar de ser um equívoco intelectual completo...

http://veja.abril.com.br/180106/entrevista.html

Eitcha, o Guedes falou tudo.

Na minha humilde opinião acho que os fundamentos testados e aprovados e que devem ser pontos-pacíficos são a economia de mercado, a propriedade privada e a democracia.