domingo, 23 de dezembro de 2007

A Volta do Idiota - algumas considerações (MS foi citado!!!)


Acabei de ler A Volta do Idiota. Achei que me surpreenderia pouco, menos que com o Manual, mas o livro é ótimo. Breves comentários então.

Mato Grosso do Sul foi citado!!!

No capítulo que trata de Evo Moralles e da Bolívia, apareceu lá "Mato Grosso do Sul...". Óó, estamos famosos, mesmo que apenas citados como estado (até tido como importante) que faz divisa com a Bolívia, em especial com a área mais próspera que é Santa Cruz de La Sierra.

Como no Manual, pecou-se por praticamente nada falar de Getúlio Vargas e seu populismo, considerei que pecaram em não citar o liberal Roberto Campos nesse livro em que discorreram sobre alguns liberais que lutaram quase que solitariamente contra a idiotice latinoamericana.

Aliás, considero que pecaram em não citar nenhum livro de Campos na biblioteca para desidiotizar-se, ao passo que citaram Carlos Rangel.

Sabiam que este Carlos Rangel ao escrever uma obra contradizendo que nosso subdesenvolvimento é resultado de nossa própria incompetência e não do colonialismo ou imperialismo, foi recebido a safanões e cusparadas num debate na Universidade da Venezuela? E isto em 1973!

Hoje com Chávez no poder os venezuelenos buscaram amparo na leitura do finado Rangel. Um pouco tarde, mas não de todo inócuo.

A Volta do Idiota é leitura recomendada, procurem o link que coloquei da livraria Saraiva, paguei o boleto e recebi em casa em 3 dias, uma pechincha.