domingo, 10 de agosto de 2008

Obituários

A blogosfera azul rende homenagens à Alexander Solzhenitsyn, sobrevivente e testemunha dos Gulags soviéticos. Bem lembrou Rodrigo Constantino num livro seu, que o desejo de Utopus acabou num Gulag.

http://gustavo-livrexpressao.blogspot.com/2008/08/obiturio-alexander-solzhenitsyn.html

http://veja.abril.com.br/blogs/reinaldo/2008/08/soljentsin-alma-da-velha-e-eterna-rssia.html

http://nemersonlavoura.blogspot.com/2008/08/solzhenitsyn-revisitado.html


Já eu, do meu lado, comunico a morte de Nenê Venâncio, antigo condutor de gado, morto de causa natural com 103 anos de idade em Rio Brilhante.

Nenê conduzia gado dos campos de vacaria, através do sertão até o Porto 15 e daí para o oeste paulista. Este sim deveria ter sido ouvido por historiadores e antropólogos.

Os idiotas que papagaiam a pecha de latifúndio improdutivo deveriam ter perguntado à Nenê quantas milhares de cabeças de gado improdutivas ele conduziu na sua vida pelo velho Matogrosso.

Vou avisar o pessoal do sindicato rural, uma vez li uma linda matéria no jornal deles sobre a vida de Nenê Venâncio

Também morreu recentemente o seu Zuzu de Nova Alvorada. Uma vez conversei com ele e ele me contou sobre o primeiro automóvel que chegou na região. 1920, sei lá. O pessoal falava que era coisa do diabo, pois não tinha cavalo nem animal nenhum puxando o veículo.

Pois é, são estas pessoas que deveriam ser ouvidas. Pessoas com mais de 80 anos e que conheceram o estado de um jeito muito diferente do que é hoje. Nossa História vai se perdendo e ficamos a mercê da ignorância e mistificação.

ps: achei um link falando sobre a vida de Nenê Venâncio, está no site da Assembéia Legislativa e data de 2005, ano em que ele completou 100 anos, foi feita uma homenagem pelo Pedro Teruel, vejam só, vale a pena ler.

http://www.al.ms.gov.br/Default.aspx?Tabid=197&ItemID=15062