quinta-feira, 20 de setembro de 2007

Mudando um pouco de assunto...


Pronto, depois do artigo sobre os índios (arquivo de Agosto) vou postar algo a mais por aqui. É o seguinte a minha amiga Mô (acho que já posso chamá-la assim) postou algo muito interessante na comunidade do Meio Ambiente.

As vezes queremos mudar o mundo (mais na adolescência acho eu), mas não queremos mudar os hábitos. E por vezes ocorre por ignorância mesmo. Pois a Mô chamou a atenção pra algo simplíssimo do nosso cotidiano e que pode fazer uma grande diferença no meio ambiente e/ou pelo menos nos deixar com a consciência de estarmos fazendo a nossa parte, nem que seja um pouquinho apenas. Segue parte do texto e o link (acessem tem bastante coisa interessante):

"Óleo de cozinha na pia? Nunca mais!

Pequenas Atitudes que fazem a diferença. Acho que a maioria de nós sabe que não se deve jogar óleo de cozinhana pia, porém as pessoas alegam que não sabem o que fazer com o óleo usado. Então, o óleo acaba mesmo no ralo da pia, no esgoto e finalmente, nos rios, sufocando os peixes, acabando com um delicado equilíbrio que mantém vivos os rios. Descobri, há alguns dias, depois de muito procurar, que existe no Rio de Janeiro, uma cooperativa "disque óleo vegetal" tels. 21 2260.33267827.9446 / 7827.9449. Em outros estados deve haver um serviço semelhante. Informe-se!

O QUE FAZER ?Junte em garrafas pet, de dois litros, no mínimo, o óleo que seria jogado fora e, quando estiver com pelo menos uma garrafa cheia, liguepara eles. Eu, pessoalmente, telefonei e falei com o Caio, um rapaz super educado, que me deu todas as informações sobre a coleta.DISQUE ÓLEO VEGETALTelefones RJ: 21 2260.3326 / 7827.9446 / 7827.9449. Eles colhem o óleo e gordura de todo tipo em residências e restaurantes.NÃO CUSTA NADA!Eles até pagam se a quantidade for superior a 300 litros.

É uma boa idéia para os Condomínios implantarem a coleta de óleo e reverterem os trocadinhos para as pequenas despesas. Serve também para igrejas, cujos membros podem doar o óleo usado e o dinheirinho reverter para as despesas básicas. Boa iniciativa também para pequenas comunidades que têm seus catadores de papel, recicláveis etc.

PARA ONDE VAI O ÓLEO ? O óleo usado que jogaríamos em nossas caixas de gordura, vai para a Fábrica de Sabão Neutral que, por um processo de decantação, separa os resíduos do óleo e reaproveita para fazer sabão. Outras fábricas no Brasil, já fazem o mesmo e têm parcerias com restaurantes, escolas, hospitais, etc. O óleo serve para fazer sabão, shampoo e outros cremes de cabelo.

Peço então, aos amigos que colaborem, repassando essa notícia e principalmente ligando para lá, ao invés de jogarem o óleo no solo (que contaminará, certamente, lençóis freáticos) ou na pia (que entupirá o esgoto) , ..."

Eu nem sei o que se faz com o óleo aqui de casa. Quando eu resolver esse mistério falo pra vocês.