quarta-feira, 12 de setembro de 2007

O Ataque dos Vermes Comunistas


Acham que é brincadeira o título desse texto? Mas não é não! Nem se trata de um filme trash e muito menos da volta de umas fitas de Atari na qual você tinha que lutar contra uns comunistas marcianos.

Que nada, o título é pra fazer galhofa mesmo, mas tem sua razão. Explico-me. Meu ex-professor (que vergonha) continua postando sandices no Correio do Estado. Vejam com seus próprios olhos:
http://www.correiodoestado.com.br/exibir.asp?chave=160029,1,1,12-09-2007

Criticar sempre é importante pra nos atentarmos para possíveis efeitos deletérios de qualquer coisa, mas a crítica que ele traz não passa de repetição de clichês. Fidel e Chavez também são críticos do etanol, vejam só. Mas os prós e contras da cultura canavieira eu deixo pra depois, o que mais me aborreceu foi o fato do Hermano citar Eduardo Galeano no fim do seu texto.

Pra quem não sabe Eduardo Galeano é autor de um livro chamado "As Veias Abertas da América Latina", um livro de teor vitimista e que justifica nosso subdesenvolvimento aos males do colonialismo e do imperialismo. O problema é que o livro indica como saída para nossos problemas tudo o que deu errado no mundo. Trocando em miúdos, o socialismo nos moldes cubanos.Pra piorar saibam que esse livro foi amplamente utilizado como fonte em disciplinas como Geografia e História nos anos 80.

Não foi por acaso que este livro foi considerado a bíblia do "perfeito idiota latino-americano", no livro de Alvaro Vargas Llosa e cia intitulado "Manual do perfeito idiota latino-americano". A realidade parece que não bateu a porta de muitos pretensos formadores de opinião. A pobreza existe, mas a solução para ela não está nas ações apregoadas por tais pessoas.

Aqui na net começamos a usar mais frequentemente o adjetivo comunista e muitas vezes de brincadeira, pra tirar sarro de quem é simplesmente esquerdista um pouco mais da moda antiga. Não creio que o Hermano seja contra a propriedade privada e nem na estatização de 100% da Economia. Mas que ele é anti-capitalista (pelo menos ideologicamente) e simpático a atos que fracassaram no mundo inteiro isto é.

E continua postando isso no jornal da cidade. Bem que eu tentei me desligar dessa temática, mas diante de tamanha asneira não dá pra ficar quieto. Parece um ataque inesperado mesmo, um ataque dos vermes comunistas.


Por enquanto acho que não vou rebater o artigo, como fiz com o outro, vai parecer perseguição; e eu só chutar Galeano talvez não fosse motivo para publicação no jornal que preza por assuntos do cotidiano.

Aguardemos.



Sugestão de leitura, ótimo texto:
http://www.midiasemmascara.com.br/artigo.php?sid=6032&language=pt