domingo, 6 de setembro de 2009

Cabo Anselmo, Cuba, papel higiênico, etc

Clique na imagem acima para ver o que o cubaninho faz com o jornal do Fidel Castro

Não pude comentar o post abaixo, faço agora. Bom como vocês leram cabo Anselmo mudou de lado na luta política dos anos 60/70. Acho que antes de ser capturado, ele já estava convicto que estava do lado errado. No fim da entrevista ele declarou o que cada um foi naquele período e ele disse que ele havia sido um otário. Talvez o correto seria dizer um inocente útil da esquerda.

Mas o que eu queria comentar é que ele esteve em Cuba e viu de perto o regime que seus colegas gostariam de implementar no Brasil: "Em Cuba só há um jornal, um canal de TV, uma estação de rádio, e todos controlados pelo governo. Como falta papel higiênico utilizam o jornal "Granma"para tal finalidade."

Rachei de rir, afinal esta é a utopia socialista em prática. Mas pobres cubanos. Por coincidência dias antes o Janer Cristaldo havia comentado novamente numa crônica sobre a incompatibilidade do socialismo com o papel higiênico, que ele observou em todos países do leste europeu o qual ele visitou. Leiam trechos, é do dia 30 de Agosto:

SOBRE A INCOMPATIBILIDADE ENTRE PAPEL HIGIÊNICO E SOCIALISMO

Há vários anos venho escrevendo sobre a incompatibilidade entre socialismo e papel higiênico. Nas rápidas incursões que fiz a países soviéticos, era o primeiro problema a resolver no hotel. Jamais havia papel no banheiro, era preciso reivindicá-lo na portaria. O funcionário perguntava então quantos dias você ficaria no hotel, avaliava no olhômetro a metragem que você necessitaria e a destacava de um rolo. Mais papel, só pedindo de novo.
...
Num país onde as pessoas vivem em nível de fome, desde há muito os cubanos devem estar conferindo ao Granma a única utilidade que o jornal tem. Não gosto de trocadilhos, mas vamos lá. Seu endereço eletrônico é granma.cu. Para o leitor lusófono, pelo menos, desde há muito estava predestinado a tão nobre função.
Pois bem, o negócio também foi assunto na Veja da semana:

Disseram que os cubanos descobriram agora tal finalidade, mas como disse o Janer, isto não deve proceder, mas apenas tiveram a oportunidade de mostrar claramente o fato, coisa que nos tempos mais fechados de Fidel não dava. O jornal do dia vale a mesma coisa que o da semana passada ou de qualquer data, o importante é a finalidade do papel.


Quanto à entrevista, que considero histórica, do cabo Anselmo, quem comentou muito bem foi o Gustavo Bezerra, do blog do Contra. Eis abaixo:


Meus comentários finais:
Fico pasmo de saber o quantos milhões já foram gastos em pensão para este povo que queria transformar o Brasil numa grande Cuba. Há uns que nem lutaram nada, é só dizer que foi perseguido pela ditadura e pronto, 100 mil na conta, mais uma pensãozinha de 4, 5 mil mensais.

O Lula molusco ganha 4 mil mensais porque foi preso numa greve e passou uma só noite no Dops. Coitadinho, agora até o fim da vida os pagadores de impostos tem que arcar com essa gorgeta (pra ele isso é gorja mesmo) pro molusco.
E tem gente, professores, intelectuais que dizem admirar Cuba. Meu conselho: vão lá para morar, mas como cubanos, não como turistas.