terça-feira, 1 de setembro de 2009

Cabo Anselmo e nossa História

O Canal Livre da band entrevistou cabo Anselmo. Pra quem não sabe quem é ele (até há pouco tempo atrás eu também não sabia) peguei este trecho da wikipédia:

José Anselmo dos Santos, conhecido na história recente do
Brasil por cabo Anselmo, (Itaporanga d'Ajuda, 13 de fevereiro de 1942) é um ex-militar brasileiro, líder durante o protesto de marinheiros, evento que desencadeou a crise do término do governo de João Goulart, em 1964.
Após o golpe foi expulso da
Marinha pelo crime de motim e revolta. Chegou a ser preso, mas fugiu e exilou-se no Uruguai e depois em Cuba, onde teria feito treinamento de guerrilha. Voltou ao Brasil em 1970 e ligou-se como membro atuante no movimento guerrilheiro. Acabou preso pelo famigerado delegado Sérgio Paranhos Fleury, do Dops.
Nesse momento, a história muda e o militar passa a ser acusado de ter atuado como agente duplo infiltrando-se em grupos esquerdistas .
Logo depois da sua prisão, Anselmo teria mudado de lado e aceitado trabalhar para o regime, passando a trair seus antigos companheiros esquerdistas, entregando-os às forças legais. Infiltrou-se em grupos armados como a
VPR, sendo envolvido no estouro de aparelhos de guerrilha e na prisão, tortura e morte de militantes comunistas.

A entrevista está aqui:

http://www.band.com.br/canallivre/videos.asp