domingo, 20 de setembro de 2009

Carne, a grande vilã

Nas páginas amarelas da VEJA passada uma ambientalista declarou algo como 20% do efeito estufa é causado pela produção de carne vermelha e quem tem consciência ecológica deve diminuir o consumo de carne.

Ai minha picanha, minha ponta de costela, lá vem eles de novo.

Não sei qual a acurácia desse dado que ela colocou, se for igual a história de que um quilo de carne para ser produzido consome 15 mil litros de água, então dá licença, é uma mentira, é uma besteraiada pura.

Vamos fazer uma conta simples da recria nesse caso dos 15 mil litros de água:

Engorda média anual: 120 quilos de peso vivo = 62,5 quilos de carcaça = 48 quilos de carne

Consumo médio de água anual: 35 litros dia = 12775 litros ano

Portanto: 12775 litros/ 48 quilos de carne= 266 litros pra cada quilo de carne produzida.


Isto sem falar na reciclagem de água pela urina, transpiração, excrementos, etc. Quem chamou atenção pra esta reciclagem foi o Xico Graziano, se depender dos representantes de classe - da CNA que arrecada milhões anuais dos produtores - a carne, a soja e todos os produtos rurais podem ser vilipendiados à vontade. A falta de um midia watch nesse caso é de dar nojo.

Eu tenho com meus botões que esta história de 20% do efeito estufa advir da pecuária ser um dado muito do tendencioso.

De toda forma a mulher falou em reduzir o consumo de carne. Eu pergunto: Reduzir pra quanto? Nestas minhas pesquisas internéticas me deparei com o preconizado em 100 a 150 gramas diário de carne ser o ideal pra atender as exigências de proteínas, minerais, etc. Isto daria um consumo de 36,5 a 55 quilos de carne por pessoa/ano. Eu como muito mais que isso, mas tem gente que não come e no texto abaixo ficou patente a necessidade e importância da carne para nossa saúde.

O que acontece é que a pecuária, pelas suas caracteristícas, é uma atividade desbravadora, então os verdinhos detestam ela, assim como os vermelhinhos detestam os produtores rurais. Pronto! Juntou a fome com a vontade de comer.

Falando em fome, eu vou comer carne em dobro só de raiva daquela mulher falar asneira.

ps: Qual minha proposta nesse caso em que a verdinha com certeza está condenando a pecuária por achar que ela destrói florestas, etc? É a de se melhorar a produtividade em áreas que já são de pecuária, e há muita margem pra isso, o governo vem atrapalhando um pouco com a reforma agrária, afinal a produtividade deles é um lixo, mas dá pra melhorar entre 20 a 50% da produção de carne sem mexer num palmo de floresta.