domingo, 28 de outubro de 2007

Ayn Rand




Há um bom tempo o meu amigo Mário me falou de um livro que ele encomendou chamado "Quem é John Galt?" (em inglês: Atlas Shrugged) que um conhecido dele havia recomendado e ele havia visto que este livro foi citado ao lado da Biblía como a maior influência na vida de várias pessoas (não brasileiras). Não dei muita bola na época.

Tempos depois na Net conheci os artigos do Constantino e ele citava Ayn Rand, a autora do tal livro e até lançou um livro sobre ela. O Fabricio quando pegou a obra com o Mário me disse que iria parar de ler o livro se a autora fosse uma "direitista". Ok.

Também li que na continuação do "Manual..." que se chama "O retorno do Idiota", Llosa e cia colocaram "Quem matou John Galt?" como pertencente a biblioteca para desidiotizar-se. No "Manual..." eles analisaram os livros da biblioteca do Idiota.

Quando li que o Greenspan, ex- todo poderoso do FED, citou Ayn Rand como uma grande influência sua, aí foi demais, tive que entrar em contato com o Constantino e comprar o seu livro sobre a obra e as idéias de Ayn Rand que se chama "Egoísmo Racional". Não se assustem com o título, este egoísmo citado é o que temos naturalmente no nosso dia-dia e avaliado de uma maneira objetiva e producente. E até a filosofia de Rand foi batizada de Objetivismo.


Li o livro do Constantino. É ótimo como a grande maioria dos textos dele. Recomendo a todos, vou deixar o link para quem quiser comprar (não tô ganhando comissão não). Custa R$ 20,00, com frete incluso.

Quanto ao "Quem matou John Galt?" espero lê-lo um dia. O livro é um tijolaço.

E Fabricio vê se devolve o livro pro Mário quando ele for te visitar, você não deve estar lendo-o aí em Santa Catarina. Só acessando a net, lendo a Folha e tomando cachaça. He, he.

E fiquei muito feliz com a análise de "Fernão Capelo Gaivota" no livro do Constantino. Eu que li o livro de Richard Bach quando criança e pré-adolescente posso dizer que "Fernão Capelo..." foi um dos livros que mais me influenciaram e é uma leitura belíssima também.

E-mail do Constantino: constantino.rodrigo@gmail.com