sábado, 20 de outubro de 2007

A Democracia e as Instituições



Dia desses o presidente Lula declarou que não havia visto as fotos da nudez de Mônica Velloso, a ex-amante de Renan Calheiros, pois desde que se tornara adulto não abria mais as páginas da revista masculina em questão. Como a tal revista surgiu no Brasil no início da década de 70 conclui-se que nosso presidente ao tempo de sindicalista e nas suas andanças durante as campanhas políticas no Brasil nunca folheou ao menos de maneira fortuita as páginas da publicação. Sei.


Da mesma forma Lula nega qualquer intenção de promover a possibilidade de uma nova candidatura sua à presidência em 2010. Já é difícil acreditar nos políticos em geral, mas em especial a palavra do excelentíssimo presidente da República para mim não vale nada.

Contanto, não acredito que Lula tente manipulações para esse intento, não por ele ser um legítimo democrata, mas porque se tornaria menos desgastante politicamente tentar a recandidatura em 2014. Porém, registro aqui alguns motivos pelos quais espero que se mantenha a atenção em torno disso.

Muitos dos que estão aparelhados no atual governo dificilmente vão querer largar a mamata estatal e o PT até o momento não tem nenhum candidato natural forte para a sucessão de Lula. Tanto que a campanha do número 3 que o Banco do Brasil promoveu recentemente se não é, daria uma boa propaganda subliminar para sugerir o terceiro mandato lulista.

Também a proximidade com pessoas da extirpe de Hugo Chavéz, Evo Moralles e, agora, Rafael Correa, põe Lula em contato com aos que alguns chamam de “esquerda carnívora”, ou seja, antidemocrática e imbuída de ideologia populista e retrógrada, querendo reeditar ações que só alcançaram fracassos mundo afora.

Vale a pena lembrar que Adolf Hitler chegou ao poder pelo Partido Nacional-Socialista dos Trabalhadores Alemães de maneira democrática e popular e foi montando sua ditadura totalitária com os instrumentos democráticos que dispunha e com a anuência da maior parte do seu povo. Em nada Hugo Chavéz fica devendo a Hitler nessa orquestração.

Democracia não é a ditadura da maioria, lembremo-nos disso. E para isso existem as Instituições, em especial cito o poder Legislativo, o Judiciário e, porque não, a imprensa livre.

Espero que os dois poderes citados cumpram com seus deveres, mas ressalto a importância da imprensa livre, calada em Cuba e agora na Venezuela. Quando acusam a mídia de golpista por revelar as mais variadas manobras sórdidas em geral da base governista, lembro-me de Lênin, um queridinho de boa parte dos ideólogos dessa turma.

Pois Lênin dizia aos seus bolcheviques o que fazer contra os que estavam no seu caminho na busca do poder: “Acusem-nos do que vocês fazem, chamem-nos do que vocês são.” De tal forma que quando os profissionais da mídia jogarem luzes no momento em que as ratazanas do planalto e afins estiverem dilapidando o erário público e ouvirem contra si o brado de “Golpistas!”, sintam-se em paz e com o sentimento de dever profissional cumprido.
Publicado pelo Correio do Estado: