domingo, 2 de novembro de 2008

A crise




Está aí o vídeo que eu queria mostrar. Ron Paul critica a política econômica do FED já em 2005 e na campanha presidencial. É mais didático pois está salteado com frases escritas. O trecho entre 2:10 e 3:30 é ótimo. Quem quiser seguir procurando tem um monte nessa linha no youtube.

Interessante notar que John McCain está lá perto de Ron Paul num debate. Se o falcão tivesse se atido mais às palavras de Paul provavelmente saberia conduzir melhor a questão da crise que está contribuindo na vitória de Obama.

Postei só pra mostrar que a crise não teve sua gênese por uma falta de regulação do mercado, mas sim por uma má regulação. A bola já vinha sendo cantada há tempos. Vejam estes artigos do Constantino.

Artigo de agosto de 2006 (relativo ao subprime):

http://rodrigoconstantino.blogspot.com/2006/08/casas-de-espuma.html

E um trecho de outro (política do FED):

"...Não faltaram críticos no passado que apontavam para esse erro bem mais sério do que apenas evitar os excessos do mercado. O grande erro de Greenspan não foi acreditar no poder de ajuste natural do mercado, mas sim ter colaborado muito para os seus excessos...

...Eu mesmo fui um desses críticos no passado. Em um artigo escrito em abril de 2004, chamado “Amnésia Política”, utilizei vários trechos do próprio Greenspan escritos em 1966, num livro de Ayn Rand (Capitalism: The Unknown Ideal)...

...No Brasil, o economista Paulo Guedes sempre focou nesse aspecto, chegando a me dizer pessoalmente que o “mago” ainda seria vítima do ódio de muita gente, quando a bolha estourasse. No resto do mundo foram muitos os críticos, como os economistas “austríacos” do Mises Institute, ou Christopher Woods, estrategista do CLSA e autor de Greed & Fear, carta semanal aos seus clientes. O senador Ron Paul foi outro que acusou a irresponsabilidade de Greenspan muito antes de a bolha explodir..."

http://rodrigoconstantino.blogspot.com/2008/10/o-erro-de-greenspan.html