sábado, 22 de novembro de 2008

Reserva Legal

Por: Xico Graziano:


...Neste e, principalmente, no caso da reserva legal, as discussões que aproximam ambientalistas e ruralistas implicam concessões no fundamentalismo existente em ambos os lados. Lideranças mais radicais dos agricultores querem acabar com a RL. Argumentam que, se o governo quiser manter tais áreas impedidas para o uso agropecuário, que indenize os produtores rurais. Ecologistas extremados, por sua vez, exigem a qualquer custo que os agricultores cerquem e abandonem a área da RL, mesmo que ela esteja explorada há décadas.

http://www.estadao.com.br/estadaodehoje/20081118/not_imp279275,0.php

Quem teve aula com o Zé Jão? Euuuu.

Quem sabe o que é reserva legal? Euuuu.

Quem é contra? Euuuu.

Estes dias uma bióloga quis me esganar porque eu falei que esta lei da RL iria cair. Não vai. Vai ficar na morosidade, num me engana que eu gosto.

Ao pé da letra não deveriam ser plantadas bananas nos morros do litoral paulista, nem café em Minas, nem criar gado no Pantanal. Arroz no brejo então, negativo.

Bom isto é de menos, afinal é APP e não sou contra elas. Na verdade creio que a mata ciliar, é que deve ser religiosamente protegida.

Agora, quanto a Reserva Legal (RL). De que adianta cada fazenda ficar com sua bolinha de mata isolada?

Eu falei pra bióloga que eu era a favor das APP`s e que se criassem parques municipais extensos, ou por biomas e desonerassem as fazendas da RL. As APP's poderiam até formar corredores ecológicos (geralmente margeando os rios) para tais parques.

Hoje, na prática isto é muito difícil de ocorrer. Custo alto e quem gostaria de ser vizinho de uma reserva cheia de onças para comer bezerros ou capivaras et caterva para serem sócias na lavoura?

A verdade é que temos um monte de parques. Se não me engano as áreas somadas são maiores que o estado de São Paulo.

Este é um outro assunto que os produtores terão que sair para o debate. É quase análogo a questão indígena. Estão enrolando, enrolando e uma hora a bomba explode.

Se dependesse dos "verdes" brasileiros, provavelmente boa parte da Holanda não existiria, afinal os holandeses fizeram diques e dragaram o mar para aumentar seu território. Nossa, uma afronta ao planeta Terra!

Voltando à RL, eu devo ser o radical que o Xico mencionou. Na comunidade Meio Ambiente e Agricultura eu disse exatamente aquilo. Se quisessem que parte de uma área rural (fora APP) ficasse sem uso, que pagassem por isso. Na Costa Rica funciona assim. Bom, mas lá é pequenininho e os Greenpeaces da vida conseguem arrumar dinheiro pra isso. Já o Brasil é um tanto mais extenso...

A bióloga que conversava comigo disse que nós somos apenas mais uma espécie no planeta. Eu disse que se dependesse deles nós ainda estaríamos em cima das árvores comendo bananas e sendo presas de predadores.

A conversa acabou aí.