domingo, 2 de novembro de 2008

Mais uma ótima entrevista

Putz, acho que os pauteiros da VEJA estão lendo o meu blog, he he. Olha como essa entrevista do Magnoli bate com o que falei sobre social-democracia, esquerda-direita, etc. Comento em seguida.

...VEJA: O senhor acredita que o preconceito contra a direita tende a diminuir?

MAGNOLI: Sim, e isso acontece quando um país experimenta a esquerda no poder, como é o caso do Brasil, hoje. Nos países de democracia madura, o argumento "isso é de direita" não serve para encerrar uma discussão. Não gosto do governo Lula, mas ele está sendo bom para o nosso amadurecimento político.

O PT no poder revelou a esquerda que faz o mensalão, persegue o caseiro, tenta controlar os meios estatais para os seus próprios fins e confunde estado com governo e partido. Com o tempo, os brasileiros vão se convencer de que os partidos de direita e de esquerda devem existir dentro de um mesmo espectro político, desde que aceitem a democracia.

Essa mudança de percepção pode ser verificada nas últimas eleições municipais. A classe média de São Paulo, que no passado votou em massa em candidatos do PT, agora elegeu Gilberto Kassab e não o vê como um candidato da velha direita – apesar de pertencer ao DEM, o antigo PFL.

Os eleitores não compraram a idéia de que as eleições eram a luta do bem contra o mal, como a campanha do PT tentou vender.

...

VEJA: Por que a universidade brasileira ainda é um centro irradiador do marxismo?

MAGNOLI: Isso é verdade apenas em parte. Há bastante crítica à esquerda tradicional e stalinista nas universidades. Mas, sem dúvida, é fato que existe um apoio grande a essa ideologia no meio acadêmico.

O filósofo francês Raymond Aron (1905-1983) disse que o marxismo é o ópio dos intelectuais. Isso porque o marxismo lhes oferece a ilusão de que são donos de um saber maior: o do fim da história.

Como conseqüência, os intelectuais teriam a função de dirigir a sociedade. É natural que uma ideologia assim os seduza. Afinal de contas, dá a eles uma perspectiva de poder, influência e prestígio que o simples compromisso com a democracia não permite...

http://arquivoetc.blogspot.com/2008/11/veja-entrevista-demtrio-magnoli.html

A entrevista é ótima não deixem de ler.

O que eu ia comentar é só que Magnoli é mais um ex-esquerdista, pffui. Mais um pra lista. Acho que uma hora vou fazer a lista completa.