domingo, 9 de novembro de 2008

O Bon Odori e o Brasil

Fim de semana passada teve a festa típica japonesa, o Bon Odori, no campo de baseball de Campo Grande. Este Bon Odori de Novembro é do pessoal mais jovem, o tradicional acontece em Agosto. Basicamente rola a "pop Japan" ao invés das canções antigas dos avós. No Bon Odori tradicional rola um pouco de pop, mas é pouco.

Estou falando isso aqui pois notei duas coisas muito interessantes lá.

Primeiro foi a limpeza. Tudo bem que com a chuva não foi muita gente, mas não vi uma só pessoa, e a maioria eram bem jovens, jogando latas ou copos plásticos no chão.

Lembrei da porquice que vira na saída do parque de exposição, também próximo à minha casa, por ocasião de shows e eventos.

Nosso presidente joga papel de bala no chão, vi essa notícia (velha) dias atrás. Eu sei que ele é um porco, mas é bem a cara da população brasileira em geral, independente de classe social. Volta e meia vejo algum carro do ano que de repente cospe uma lata ou um papel qualquer de dentro.

O brasileiro é antes de tudo um porco.

A segunda coisa que notei foi a mescla de pessoas que cantavam e tocavam na banda. Tinha um negão no tambor (óbvio), mulheres, brasileiros caucasianos, etc. Uma verdadeira sociedade aberta e sem a necessidade de oficializar algum tipo de "orgulho multicultural".

Se arrumar umas fotos (esqueci minha máquina), posto aqui.